O que são Arpejos e Como Praticá-los

como tocar guitarra e violão acusticoArpejos são notas de um acorde tocadas uma de cada vez. Quando você vai iniciar a prática de arpejos você deve começar tocando as notas em ordem, por exemplo, root, terça, quinta e sétima para um arpejo de sétima maior.

A maioria dos arpejos são de quatro notas mas é possível adicionar e tocar a nona, a décima primeira e a décima terceira mas isso é incomum na maioria das vezes e existem maneiras mais fáceis de de usar a de 4 notas.

Quando estamos aprendendo a tocar guitarra e iniciando os estudos em teoria musical isso pode parece complicado mas com o tempo torna-se cada vez mas fácil e começamos a visualizar de forma automática.

Tipos de Arpejos Quanto a Sua Composição

  • Simples: Tocam-se apenas as três últimas notas do acorde.
  • Composto: Tocam-se todas as notas do acorde.

Vamos para um exemplo, aqui está um acorde de A menor 7 (Lá menor com sétima):

Aprender a tocar guitarra

Se você esta tocando esse acorde faça uma pergunta, que notas estou tocando? Você deveria então responder:

  • Corda A solta é uma nota A;
  • O segundo traste da corda D é um E;
  • A corda G solta é uma nota G;
  • O primeiro traste da corda B é uma nota C;
  • A corda E solta é uma nota E.

Portanto chegamos a conclusão o acorde Am7 é composto de 4 notas diferentes: A, C, E e G.

Quando colocado em uso em um ambiente real, você não precisa tocar as notas em ordem, eles podem ser misturados da maneira que você usaria notas em uma escala e em muitos aspectos eles são semelhantes... mas: 

  • Quando aprendemos escalas estamos compreendendo um monte de notas que se encaixam nos acordes em uma determinada chave.
  • Quando aprendemos um arpejo, assimilamos um monte de notas que se encaixam em um acorde em particular.

Tipos de Arpejos Quanto à Técnica Empregada

Para executar os arpejos podemos utilizar a seguintes técnicas:

  1. Sweet Picking
  2. Arpejo com salto de cordas

Sweet Picking

Para o guitarrista de Rock e Heavy Metal o Sweep Picking parece ser a técnica mais desejada e não faltam boas razões para isso!

A técnica de Sweep picking não é só um método "econômico" de tocar as notas, ela também acrescenta uma grande variedade na maneira de se tocar as notas.

O Sweep Picking é uma técnica avançada e requer o domínio de outras técnicas de guitarra para executá-la de forma efetiva e com boa sonoridade.

A técnica consiste em usar a palheta na mesma direção para tocar três ou mais notas nas cordas adjacentes, isso combinado com o movimento da mão esquerda (para guitarristas destros é a mão que estará no braço da guitarra) permite tocar as notas com bastante velocidade.

String Skipping

O salto de cordas (string skipping) consiste em tocar cordas muito distantes entre si, como, por exemplo, a primeira e a sexta ou a quinta e a segunda sem um padrão de deslocamento e sem a necessidade de se tocar sempre em cordas vizinhas.

Motivo pelo qual o string skipping requer domínio da palhetada alternada e uma  coordenação entre as mãos. Com frequência é utilizada juntamente com a ligadura.

É uma técnica para se tocar arpejos que nos permite alguns recursos:

  • Permite conseguir sons mais agudos e graves em uma frase
  • Facilita a localização de determinadas notas.
  • Contribui para o desenvolvimento da técnica de palhetada alternada
  • Desenvolve a técnica de ligados, dos arpejos e outras.
  • Melhora a coordenação entre a mão esquerda e a mão direita.

Como os arpejos são usados e como praticá-los?

Arpejos são usados ​​sobre acordes específicos, e você muda o arpejo toda vez que um acorde muda. Eu me lembro claramente sentado no chão com cerca de 20 anos junto com um amigo e tentando tocar a música de Miles Davis "Freddy Freeloader".

Ambos sabíamos as formas dos arpejos, mas estávamos sofrendo para mudá-los com os acordes. Quando eu vi que guitarristas de jazz e rock estavam fazendo arpejos a 240 batidas por minuto, eu quase desisti.

Mas não tem que ser assim. Eles podem ser usados ​​com muita facilidade na melodia básica e no blues, eles não são apenas para uso no Jazz e no Rock, mas se você quiser tocar jazz você deve compreender todos as formas de arpejos relevantes e como usá-los.

Em algum momento você provavelmente vai querer começar a pensar mais "musicalmente" e a tocar notas que estão relacionadas com o acorde que está sendo tocado e é aqui que os arpejos entram em ação!

Treinando a mão direita

Vamos começar treinando a mão direita (para os destros será a mão que segura a palheta).

Coloque a sua mão esquerda sobre o 12° traste para abafar as cordas e pratique o exercício abaixo.

O exercício treina a sua mão direita para ela começar a ter cadencia e ritmo e também serve para . Com o tempo vá aumentando a velocidade e sempre use o metrônomo.

sweep picking arpejos guitarra

Treinando a mão esquerda

Ao tocar o sweep picking  você não pode segurar todas as notas de uma só ve, se o fizer seu sweep terá a mesma sonoridade ao se tocar um acorde.

Você deve coordenar o levantamento do seus dedos e coloca-las sobre as notas que serão tocadas enquando a sua mão direita percorre as cordas uma de cada vez.

#1 Arpejo D Maior

e:--------------2h5p2----------------------------------------|
B:-----------3---------3-------------------------------------|
G:--------2---------------2----------------------------------|
D:-----4---------------------4-------------------------------|
A:--5--------------------------5-----------------------------|
E:-----------------------------------------------------------|

 

#2 Arpejo Em

e:--------------3h7p3----------------------------------------|
B:-----------5---------5-------------------------------------|
G:--------4---------------4----------------------------------|
D:-----5---------------------5-------------------------------|
A:--7----------------------------7---------------------------|
E:-----------------------------------------------------------|

 

#3 Arpejo C Maior

e:----------------------8h12p8-------------------------------|
B:-------------------8----------8----------------------------|
G:----------------9----------------9-------------------------|
D:------------10----------------------10---------------------|
A:--------10------------------------------10-----------------|
E:--8h12--------------------------------------12p8-----------|

#4 Arpejo Am7

e:-------------------------5h8p5-----------------------------|
B:-------------------5--8--------8--5------------------------|
G:----------------5--------------------5---------------------|
D:----------5--7--------------------------7--5---------------|
A:-------7--------------------------------------7------------|
E:-5--8--------------------------------------------8--5------|

 #5 Arpejo C7

e:--------------------3h6p3----------------------------------|
B:-----------------5---------5-------------------------------|
G:-----------3--5---------------5--3-------------------------|
D:-----2--5---------------------------5--2-------------------|
A:--3---------------------------------------3----------------|
E:-----------------------------------------------------------|

O domínio das técnicas necessárias para se adquirir destreza e executar corretamente um arpejo pode parecer inalcançável para o guitarrista iniciante, mas com prática e principalmente com um bom método de estudo essa técnica pode ser dominada.

Vote por favor!
[Média: 4.6]
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter
error: