Como Treinar Para Ficar Rápido na Guitarra

guitarrista veloz rapido

Ser veloz durante a execução de solos ao tocar guitarra é um habilidade que é admirada e também algumas vezes ridicularizada por alguns músicos (aquele negócio de não ter feeling e etc...)

Melhorar sua capacidade técnica neste quesito irá, sem sobra de dúvida, ampliar sua versatilidade musical e aumentar a gama de músicas que você será capaz de tocar.

Existe uma corrente de guitarristas que pensa que a quantidade de notas tocadas por minuto tem valor musical, e nós sabemos que não é bem assim.

De que adianta a pessoa tocar rápido mas não ter sonoridade ou não passar sentimento em sua execução.

Não vou entrar nessa discussão pois este não é o objetivo desse artigo.

Se você aprender a ser mais veloz será capaz de empregar as técnicas necessárias quando precisar e quando quiser. Pense nisso como correr com pesos presos ao seu corpo, quando você retirar os pesos, correr é de repente muito mais fácil.

Ser veloz na execução de um solo ou frase de forma "limpa" significa que ao tocar em velocidade mais baixa você também o fará de forma "limpa" e com maior precisão.

Então por onde começar? Vamos começar como algumas dicas que devem ajudá-lo em seu caminho para tocar mais rápido. Antes de aprendermos a correr, devemos primeiro aprender a andar.

Para Tocar Rápido Você Precisa Aprender a Tocar Devagar

A primeira coisa que você precisa fazer para tocar rápido é diminuir a velocidade e treinar de forma lenta e precisa até que o movimento se torne automático, portanto você tem que ir devagar meu caro...

Supondo que você está aprendendo uma determinada frase ou escala, você deve treinar até tocar essa parte sem erros com execução e "limpeza" perfeitas e gradualmente aumentar a velocidade (todos os guitarristas TOP começaram assim).

Uma coisa que você precisará entende se quiser aprender a tocar a guitarra de forma rápida e limpa é que você precisará praticar, e você precisará praticar com disciplina e de forma efetiva usando o seu tempo disponível da forma mais eficiente possível.

Você tem que focar no resultado a médio e longo prazo.

A boa notícia é que a capacidade de ser veloz na guitarra pode ser desenvolvido por praticamente qualquer pessoa que deseje.

Ainda melhor, você pode controlar diretamente o processo de praticar para torná-lo mais eficaz e alcançar seus objetivos de velocidade de guitarra em muito menos tempo.

A má notícia é que a maioria dos guitarristas (aqueles que ainda não conseguem tocar guitarra rápido) estão totalmente no caminho errado em sua abordagem para dominar essa habilidade.

Certifique-se de estar tocando com clareza e de forma confortável antes de aumentar a velocidade. Aí você pode perguntar... Mas como posso manter o "tempo" estável enquanto pratico?                                     ↓   ↓   ↓

Usando o Metrônomo

METRONOMO PARA APRENDER GUITARRA

Nós precisamos de um recurso para medir nosso progresso e o metrônomo é a forma mais indicada para esse propósito.

Ter um ritmo preciso para praticar nos dá uma indicativo da acurácia da nossa execução e de quão rápida ela esta.

Uma vez que você tenha dominado um determinado "tempo" simplesmente aumente a velocidade e comece de novo.

Esse é o caminho mais utilizado para aumentar a velocidade de se tocar guitarra.

Essa tática é  eficaz no início do processo de aprendizagem de novos exercícios de guitarra, mas é limitada e não devemos nos ater religiosamente a isso.

Este método tem como foco deslocar a maior parte de sua atenção na tentativa de mover as suas mãos e dedos mais rápido.

Porém a habilidade de mover seus dedos mais rapidamente é uma parte minúscula no quadro maior que é o de tocar mais rápido.

Existem diversos outros elementos que devem ser treinados para aprender a tocar guitarra rápido:

  • Sincronização das mãos
  • Articulação da palhetada
  • Controle de tensão
  • Velocidade de processamento mental
  • Desenvolvimento de resistência dos músculos da mão

Cada um desses "componentes de velocidade de guitarra" precisam de estratégias práticas para serem dominadas de forma eficaz.

Use Palhetada Alternada

Pode parecer que estou chovendo no molhado aqui, mas uma das habilidades para tocar rápido é dominar a palhetada alternada.

Sim, podemos usar Sweep Picking em algumas situações, mas no momento estamos iniciando nessa arte...

Palhetar alternadamente significa simplesmente usar a palheta com movimentos alternados para cima e para baixo.

Isso é muito mais eficiente que usar somente movimentos para baixo ou só para cima.

Uma boa maneira de praticar esta técnica é...

Praticar Com Escalas

Pratique tocando escalas!!! Tudo bem escalas não são divertidas mas elas com certeza vão melhorar sua técnica.

Existem vários benefícios ao aprender a toca-las rapidamente:

  • Primeiramente, fortalecerá os músculos da sua mão esquerda (no caso dos destros).
  • Em segundo lugar, ele irá melhorar a técnica de mover de nota para nota de maneira eficiente e com destreza suficientes para a nota sair "limpa"
  • Finalmente, conhecer bem as escalas significa que ao tocá-la você terá uma boa ideia de quais notas você estará tocando e onde seus dedos precisam estar.
  • Você também estará treinando palhetada alternada.

Quer Tocar Rápido? Então Relaxe!

Pode parecer uma incongruência nos falarmos em relaxar ao tocar rápido, mas estar relaxado é a chave.

Se você estiver tenso, então seus músculos estarão tensos e consequentemente mãos tensas não tocarão rápido. Então, tente ficar relaxado.

Uma boa dica para fazer ficar relaxado enquanto se está tocando é tentar uma respiração controlada: Tente inspirar e expirar lentamente enquanto estiver tocando uma parte complicada e rápida. Isso ajudará no relaxamento dos músculos.

Se você ficar frustrado enquanto pratica faça uma pausa. Quanto mais tenso você ficar mais difícil será, então faça um intervalo e volte depois de uns 05 ou 10 minutos.

Registre Sua Execução

Uma das melhores maneiras de praticar é gravar sua performance e analisar seu desempenho.

Hoje em dia podemos gravar com a câmera do celular, é claro que não teremos a melhor qualidade, mas o aparelhinho pode muito bem fazer o trabalho.

Practice, practice, practice

praticar para tocar guitarra rápido

Olhando esse louco ai em cima (Michael Angelo que me perdoe) não é preciso dizer mais nada não é mesmo? Você não vai se tornar um Shredder de um dia para outro, mas se você praticar de forma determinada e com regularidade com o tempo você colherá os benefícios.

Para conhecer mais sobre palhetada alternada e outras dicas de como tocar rápido veja o curso SPEED PICKING do guitarrista Oziel Filho.

Para todos aqueles que esperam obter velocidade é bom lembrar:

Com grandes poderes vêm grandes responsabilidades...😉

Vote por favor!
[Média: 4.5]
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter
error: