Como Aprender a Tocar Guitarra

como tocar guitarraOlá pessoal esse primeiro artigo é para quem já pensou em aprender a tocar guitarra ou aprender a tocar violão, mas ainda não teve coragem ou ânimo de começar.

Para aqueles de vocês que não são músicos, tornar-se um é mais divertido e mais fácil do que você imagina (desde que você tenha disciplina).

Estou escrevendo este artigo na esperança de que eu possa convencer 1 ou 2 de vocês para que peguem uma guitarra e comecem a tocar e fazer sua própria música.

Antes de eu começar a tocar guitarra, eu tinha pensando em diversas suposições sobre como é difícil tocar um instrumento.

Crenças Limitantes... Mude seu Mindset

Aqui estão alguns mitos usados por muitos de nós para não aprender música.

  1. Acreditar que está velho demais para começar a aprender música.  
  2. Acreditar que não tem talento musical e que não é uma pessoa "musical".
  3. Achar que precisava aprender a ler partituras para tocar um instrumento.
  4. Acreditar que para superar essas barreiras se leva muito tempo e esforço.

Você está errado em todas estas suposições. Se você não tem talento musical eu tenho uma boa notícia para você - você não precisa.

Você só precisa de tempo. Tocar guitarra é fundamentalmente ensinar seus dedos a fazer movimentos que eles nunca estiveram habituados a fazer.

É isso aí, não precisa ser um gênio. Demora algumas horas então reserve 30 minutos por dia e treine alguns acordes básicos que irei demonstrar mais abaixo.

Se você quiser ir direto para os acordes básicos → clique aqui ←

Partes da Guitarra Elétrica

Antes de demonstrar os acordes penso que a primeira coisa que devemos aprender são as partes da guitarra elétrica.

como tocar guitarra partes

  • Tarrachas: são usadas para ajustar a guitarra aumentando ou diminuindo a tensão das cordas. Quanto mais apertada a corda, mais aguda será a nota.
  • Pestana: serve para apoiar as cordas na extremidade do braço. É o ponto de origem do comprimento das cordas e influencia diretamente a sonoridade e o sustain.
  • Trastes: dividem a distância entre a pestana e a ponte seguindo uma fórmula matemática específica, definem os pontos exatos em que a corda deve ser dividida para obter cada uma das notas.
  • Casas: é onde o seu dedo fica pressiona o pescoço (ou escala) da guitarra. Pressionar as cordas em diferentes casas permite que você altere a nota de uma corda, alterando o comprimento de corda que vibra.
  • Chave seletora: permite que você altere qual captador está enviando o sinal. Geralmente você pode escolher um ou dois captadores juntos.
  • Captadores: convertem o som das cordas em um sinal elétrico que pode ser enviado para um amplificador. Aqueles mais perto do pescoço vão dar um som suave e os mais perto da ponte vão fornecer um som mais brilhante.
  • Potenciômetros: os de tom ajustam a quantidade de agudos no sinal. Os potenciômetros de volume aumentam ou diminuem o volume do som.
  • Ponte: marca a outra extremidade da parte vibratória das cordas. A ponte tem pequenos parafusos que lhe permitem ajustar a distância entre ela e a pestana, fazendo pequenas mudanças na entonação da guitarra.

Como Afinar a Guitarra ou o Violão

Vamos aprender agora como afinar uma guitarra ou um violão.

As Cordas Soltas

Existem seis cordas em uma guitarra regular. Normalmente, quando os guitarristas falam sobre como essas cordas são ajustadas, nós começamos da corda mais grossa até a mais fina. Então, usando este método a afinação padrão é E (MI), A (LÁ), D (RÉ), G (SOL), B (SI), E (MI).

Métodos de Afinação

Basicamente temos três tipos de equipamentos que nos auxiliam na afinação de uma guitarra ou de um violão.

Afinadores Eletrônicos

como afinar e como aprender a tocar guitarra acustica

O método mais fácil de ajustar uma guitarra é com um afinador eletrônico. Conecte sua guitarra ao aparelho e toque uma corda solta.

O equipamento exibirá a nota atual que a corda está tocando e mostra se ela está alta ou baixa. Ajuste a tensão da corda usando as tarrachas até que a corda esteja perfeitamente afinada.

Repita com todas as outras cordas. A única desvantagem de usar um afinador eletrônico é que seus ouvidos não terão que fazer nenhum trabalho, então você realmente não precisa escutar como deve soar.

Você pode afinar apenas a corda mais grossa - E (MI) - e em seguida, usar a afinação relativa (veja abaixo) para o resto das cordas, isso ajuda a "treinar" o ouvido.

Através de um Piano ou Teclado

Se você tiver um piano ou outro teclado à mão, você pode afinar suas cordas tocando a nota correspondente no teclado.

Usando um Diapasão de Metal ou um Diapasão de Sopro

Diapasão usado para afinar guitarra ou violão

Um diapasão pode ser usado para afinar uma corda e depois usar a afinação relativa para ajustar o resto das cordas.

Segurando a base do do diapasão, bata-a levemente contra algo duro. Se você colocar o diapasão no ouvido irá escutar uma nota que geralmente é a A (LÁ).

Em seguida, você pode afinar a corda correspondente (quinta corda) e as outras de forma relativa como será mostrado abaixo.

Aprendendo a Afinação Relativa

Na afinação relativa usamos a afinação de uma corda como referência para afinar as demais.

Se você estiver com a sexta corda (a mais grossa) afinada você pode usar este método para ajustar o resto das cordas.

afinar guitarra no aprendizado

  • Com um dos dedos da sua mão esquerda pressione a sexta corda na quinta casa como mostrado abaixo. Toque a 6 ª corda e ouça o som que faz. Se você agora tocar a 5ª corda solta (sem pressioná-la) ela deverá fazer o mesmo som. Se isso não acontecer, ajuste a tensão da corda usando a tarracha correspondente até que ela esteja com o mesmo som.
  • Repita o processo acima com a quinta (A) e quarta corda (D).
  • Novamente com a quarta (D) e terceira cordas (G).
  • Com a terceira (G) e segunda (SI) cordas use a quarta casa ao invés da quinta.
  • Com a segunda (SI) e primeira corda (MI) volte a usar a quinta casa.

Se você fez tudo certo sua guitarra deve estar afinada agora. Tenha em mente que isso não é fácil no início e pode levar alguma prática para se fazer direito.

Em caso de dúvidas veja esse vídeo.

Como Tocar Guitarra

Devemos ter em mente que tocar guitarra (ou violão) é um processo lento e gradual, comece a aprender teoria aos poucos e a medida que você for conseguindo executar músicas e acordes mais complexos passe para o próximo nivel.

Para acelerar o processo devemos ter bem sedimentado:

  • devemos saber o nome das cordas
  • saber quais são as notas de cada acorde
  • entender porque determinado acorde é feito daquela maneira
  • como os acordes se relacionam entre si

Acordes Básicos na Guitarra e Violão

Como todas as músicas são formadas por acordes então o iniciante deve entender que esta é a coisa mais importante para se tocar guitarra.

Se você souber executar os acordes você poderá tocar qualquer música. Por isso, o iniciante deve ser aprender acordes.

Vamos começar a aprender cinco acordes maiores. Estes são os mais básicos pois:

  • são fáceis de treinar
  • usam apenas os três primeiros dedos (indicador, médio e anelar)
  • não tem pestana
  • são simples de implementar

Você vai observar que os pontos com números indicam em qual casa e em qual corda você deverá pressionar os seus dedos da mão esquerda.

As cordas são lidas da esquerda para a direita então a ordem será:

  • Sexta corda - Mí (mais grossa)
  • Quinta corda - Lá
  • Quarta corda - Ré
  • Terceira corda - Sol
  • Segunda corda - Sí
  • Primeira corda - Mí (mais fina)

Os Números correspondem aos dedos das mãos, então:

  • Dedo indicador → Número 1
  • Dedo médio → Número 2
  • Dedo anelar → Número 3
  • Dedo mínimo →  Número 4

Acorde de Dó Maior

como aprender a tocar guitarra Acorde de Dó Maior

O acorde de Dó Maior é representado pela letra “C” e o que a imagem nos diz?

  • O dedo indicador (1) deverá ser colocado na primeira casa da segunda corda.
  • O dedo médio (2) deverá ser colocado na segunda casa da quarta corda.
  • O dedo anelar (3) deverá ser colocado na terceira casa da quinta corda.

Acorde de Ré Maior

Acorde de RE Maior aprendendo guitarra

O acorde de Ré Maior é representado pela letra “D” e o que a imagem nos diz?

  • O dedo indicador (1) deverá ser colocado na segunda casa da terceira corda.
  • O dedo médio (2) deverá ser colocado na segunda casa da primeira corda.
  • O dedo anelar (3) deverá ser colocado na terceira casa da segunda corda.

Acorde de Mi Maior

Acorde de MI Maior

O acorde de Mi Maior é representado pela letra “E” e o que a imagem nos diz?

  • O dedo indicador (1) deverá ser colocado na primeira casa da terceira corda.
  • O dedo médio (2) deverá ser colocado na segunda casa da quinta corda.
  • O dedo anelar (3) deverá ser colocado na segunda casa da quarta corda.

Acorde de Sol Maior

acorde básico DE SOL MAIOR para aprender a tocar guitarra e violao

O acorde de Sol Maior é representado pela letra “G” e o que a imagem nos diz?

  • O dedo indicador (1) deverá ser colocado na segunda casa da quinta corda.
  • O dedo médio (2) deverá ser colocado na terceira casa da sexta corda.
  • O dedo anelar (3) deverá ser colocado na terceira casa da primeira corda.

Acorde de Lá Maior

Acorde de LA Maior COMO APRENDER A TOCAR GUITARRA

O acorde de Lá Maior é representado pela letra “A” e o que a imagem nos diz?

  • O dedo indicador (1) deverá ser colocado na segunda casa da quarta corda.
  • O dedo médio (2) deverá ser colocado na segunda casa da terceira corda.
  • O dedo anelar (3) deverá ser colocado na segunda casa da segunda corda.

Lembre-se de pressionar os dedos bem no meio da casa e tome cuidado para o seu dedo não encostar nas cordas adjacentes para não abafar o som.

No início você encontrará dificuldade e isso é completamente normal, em menos de 02 semanas (com treino regular e focado) você os fará de olhos fechados.

Obviamente existe muito mais material e técnicas a serem trabalhadas para que consigamos aprender a tocar guitarra de forma eficiente e rápida.

Podemos trilhar alguns atalhos que outros já fizeram:

  • Tomando aulas particulares com um professor particular (online ou presencial)
  • Procurando tudo no Youtube de graça
  • Comprando um curso de guitarra ou violão online

Eu sou da era pré-internet e para se ter uma idéia quando eu era adolescente a rapaziada acessava BBS para troca de informações, não existia Google e muito menos Youtube.

Aprendi a tocar com revistinhas que eram compradas em bancas de jornal e com professores particulares que me custaram uma fortuna (nem todos valeram a pena).

Hoje em dia podemos acelerar o aprendizado de praticamente qualquer assunto pela internet, estamos em uma era maravilhosa, se eu tivesse isso naquela época hoje estaria muito melhor.

Aproximadamente 90% das pessoas que querem aprender a tocar guitarra ou violão não vão para frente ou procrastinam sua evolução devido a falta de um método eficaz que a ajude a transpor as barreiras iniciais.

Para essas pessoas o ideal é seguir um bom método como o → Fórmula Violão.

Benefícios de se Aprender a Tocar um Instrumento Musical

  1. É uma forma produtiva e de qualidade para "desligar" e relaxar.
  2. Ouvir música se tornará mais agradável porque você começará a separar a composição - você começará a entender o que está acontecendo. (Eventualmente você vai começar a fazer a sua própria).
  3.  uma vez que você aprende seu primeiro instrumento, os próximos ficarão mais fáceis.

E não custa repetir, atualmente com a ajuda da internet está cada vez mais fácil obter conhecimento sobre qualquer coisa (só não aprende quem não quer).

No entanto,  devemos ter cuidado e avaliar bem a qualidade do conteúdo, mas de uma forma geral já não precisamos gastar rios de dinheiro com escolas e professores particulares que  ficam "enchendo linguiça" (não estou generalizando, existem ótimos profissionais por aí).

Como exemplo de conteúdo de qualidade de uma olhada nesse vídeo (não esqueça de ativar a legenda e colocá-la em português).

Muito bom, não é? O cara coloca um conteúdo de alta qualidade para ensinar os iniciantes e de graça... é lógico que para você evoluir você precisará de muito mais que isso mas para começar está ótimo.

Para você tocar com confiança e desenvoltura você precisará aprender algumas técnicas na guitarra.

Técnicas Utilizadas Na Guitarra

  • Padrões de escalas
  • Licks
  • Hammer On
  • Pull Offs
  • Ligados
  • Arpegios
  • Palhetada alternada

Aqui vai uma pergunta para os que já treinam há algum tempo.

Você não acha frustrante a sensação de se sentir estagnado, que parou no tempo ou parou de evoluir? Ou achar que não tem tempo para aprender a tocar?

O grande problema da imensa maioria das pessoas (eu me incluia nessa questão) é não saber como organizar o tempo e o material para estudo ou até mesmo como estudar.

Você pega a guitarra, pratica o mês inteiro mas não evolui (acredite eu sei o que é isso), e aí ficamos pensando...

Será que fiz esse exercício corretamente? Será que era isso que eu precisava praticar agora ou pulei alguma coisa essencial? Estou perdendo o meu tempo?

Na Internet tem de tudo, mas sem um cronograma você ficará perdido com a quantidade absurda de informações (que em algumas situações está incorreta e que vai atrasar a sua evolução).

Se você estiver interessado em um conteúdo de alta qualidade, que vai lhe ensinar com um cronograma efetivo e que aumentará a rapidez de sua evolução confira o curso → Técnica de Guitarra Rock.

Bem vou me despedindo de vocês, mas em breve colocarei novos artigos nesse site. Espero que tenham gostado.

Vote por favor!
[Média: 4.8]
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter
error: